quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Apresentação

Neste blog o grupo abordará o tema bioquímica do álcool, com a finalidade de expor a descoberta desse composto, suas propriedades químicas, seus efeitos, entre outros.


O álcool é um líquido obtido através da fermentação de uma solução que contém açúcar, geralmente, cana, grãos e até sementes. O álcool etílico ou etanol, encontrado em todas as bebidas com teor alcoólico, é uma droga lícita que traz por certo tempo alegria, proporcionando um alívio temporário de tensões cotidianas.
             O consumo de álcool está presente em muitos momentos da história, por isso o grupo constatou que seria oportuno iniciar o trabalho com relatos históricos sobre o álcool. Além disso, o presente trabalho pretende mostrar diversas formas de utilização do álcool ao longo do tempo entre diferentes povos.


É válido ressaltar que o trabalho que será realizado tem por interesse apresentar curiosidades a respeito dos benefícios que a ingestão moderada de doses alcoólicas pode trazer ao individuo.
            Todavia, o álcool pode ocasionar dependências químicas que trazem conseqüências, muitas vezes, irreversíveis à vida humana. Nas primeiras ingestões a droga proporciona sensações de leveza, de certo conforto e euforia. No entanto, ao cessar os primeiros efeitos, sintomas depressivos e de mal estar começam a se manifestar no ser humano. Mal estar esse conhecido como ressaca que será um dos objetos a serem tratados no blog.


            Em termos de transtornos sociais o álcool pode causar desestruturação familiar e proporcionar situações embaraçosas a seus laços afetivos. Situação essa que dificulta ainda mais suas possibilidades de recuperação. Uma vez que, seu círculo de convivência torna-se restrito o que acaba por ocasionar menores chances de obter apoio.  Outro empecilho é que, geralmente, a pessoa não aceita que está doente, que precisa mudar e procurar ajuda. Não se pode descartar a chance da doença ser transmitida por intermédio da genética, fator esse que torna o individuo muito vulnerável.
            A cura é possível, entretanto é um processo árduo que necessita de demasiada determinação e apoio. Dessa forma para se chegar a resultados positivos, grupos como os AA (Alcoólicos anônimos) configuram-se como possibilidades de recuperação. Essas são as principais idéias do grupo que serão explanadas no blog juntamente com todas as informações complementares.  



*Bibliografia
http://www.pitocadearroz.com/cerveja-tem-vitamina-que-combate-anemia/
http://www.psicosite.com.br/tra/drg/alcoolismo.htm#dependencia

Postado por: Maria Luiza Alves Naves

Nenhum comentário:

Postar um comentário