segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Santos remédios



Como já foi dito e explicado anteriormente, basta misturar o que não deve ou exagerar na dose que a ressaca aparece no dia seguinte, não tem escapatória. Mas, como todos que já tiveram uma ressaca sabem, existem alguns remedinhos que ajudam muito a aliviar tal mal estar, e é sobre eles que iremos falar nesse post.

Primeiramente, é preciso esclarecer que não são todas as receitinhas que aprendemos que funciona. Por exemplo, o famoso chá de boldo recomendado por dez entre dez profissionais que trabalham em bar. Tal chá não age sobre o álcool e ainda pode aumentar a irritação no estômago causada pela bebida alcoólica conforme ensina um gastroenterologista, membro da Associação Americana de Gastroenterologia. 


Muitas pessoas aconselham fazer exercício físico para curar a ressaca, mas é preciso tomar cuidado, o esforço físico vai aumentar ainda mais a desidratação, o correto é fazer uma pausa e ao invés de suar, repor a água perdida.


 Também há quem indique o consumo de café sem açúcar para curar a ressaca. Não caia nessa! O café apesar de ser estimulante será excelente se for acompanhado de muito açúcar. Quanto mais glicose você ingerir, mais energia dá ao seu corpo para processar a bebida.

O bom mesmo para evitar ressaca é prevenir-se contra ela, não misturando bebidas de tipos diferentes e fazendo uma boa refeição antes de beber. Comer antes de beber pode retardar os efeitos do álcool, com o estômago cheio, o álcool permanece lá por mais tempo e é processado mais lentamente.  Um endocrinologista de São Paulo afirma que é muito importante comer bem antes de beber, e de preferência incluir fontes de gordura poliinsaturada, presente em peixes e azeite de oliva extra virgem, pois esta ajudará a proteger o fígado. 

Mas, uma vez que você não se preveniu e bebeu demais, o jeito mesmo é tentar acabar com a ressaca que já é inevitável. A água de coco é um dos melhores remédios, pois é rica em potássio, triglicérides e frutose, compensa as perdas de sais minerais e de açúcar e ainda hidrata o organismo. 


Também há os remedinhos que são muito consumidos pelos adeptos às bebidas alcoólicas como o Engov, que é eficiente, mas não adianta tomá-lo antes de beber, deve-se consumir um ou dois após a bebedeira. Ele contém ácido acetilsalicílico, a popular aspirina que funciona como um analgésico, hidróxido de alumínio – antiácido, mepiramina - anti-histamínico que reduz enjôos e vômitos e cafeína – estimulante do sistema nervoso central, que diminui o torpor. Por isso, ele funciona apenas aliviando os sintomas da ressaca e não previne nenhum deles, não tendo efeito se consumido antes de beber.


É importante ressaltar que beber mais não cura ressaca nenhuma. Essa história de que o melhor remédio para curar ressaca é “rebater” com mais bebidas alcoólicas é furada. O que acontece é que você fica bêbado novamente e por isso deixa de sentir os sintomas causados pela ressaca, mas isso apenas piora, pois assim os malefícios causados pelo álcool vão apenas aumentando e conseqüentemente a ressaca ao final de tudo será bem pior.  

Referências bibliográficas:

Postado por: Maria Luiza Alves Naves

Um comentário:

  1. haha, que engraçado, eu sempre tomava engov antes de beber achando que adiantava...agora vou mudar a estratégia!
    gostei do post
    duda

    ResponderExcluir