quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Álcool na Humanidade

O álcool faz parte da historia da humanidade, e, vem sendo consumido, segundo relatos e indícios arqueológicos, antes de Cristo (6000 A.C) e tem persistido por milhares de anos. Diversos povos, como gregos e romanos, egípcios, babilônios, registraram de alguma forma o consumo e a produção de bebidas alcóolicas.
àHistórico do álcoolß
Em regiões como Grécia e Roma o vinho  tinha importância social, religiosa e ate medicamentosa e seu consumo era extremamente difundido e sua produção favorecida pelo solo rico em nutrientes específicos para uma boa safra de uvas. Entretanto, estes povos tinham outros conhecimentos acerca de diversos tipos de produção alcoólica  que não a do vinho como a fermentação do mel e da cevada
Outro ponto a ser analisado nestas culturas e suas relações com o álcool esta na mitologia, que possuía ate Deuses destinados ao culto da bebida, Dionísio, que tinha as festas em sua honra regadas a vinho e bebedeiras.
Os egípcios deixaram documentados nos papiros as etapas de fabricação, produção e comercialização da cerveja e do vinho. Eles também acreditavam que as bebidas fermentadas eliminavam os germes e parasitas e deveriam ser usadas como medicamentos, especialmente na luta contra os parasitas provenientes das águas do Nilo.
Já na Idade Média, a Igreja entra em cena  tentando coibir o consumo alcoólico, em especial as chamadas bebedeiras, que passam a ser consideradas pecado. Uma curiosidade acerca desta época é que, até a atuação religiosa, o consumo de bebidas como a cerveja, por exemplo, havia aumentado consideravelmente.
Durante e Renascença passa a haver a fiscalização dos cabarés e tabernas, sendo estipulados horários de funcionamento destes locais. Os cabarés e tabernas eram considerados locais onde as pessoas podiam se manifestar livremente e o uso de álcool participa dos debates políticos que mais tarde vão desencadear na Revolução Francesa.
No fim do século XVIII foi acompanhado por uma serie de mudanças estruturais da sociedade, que passou a ver o alcoolismo em excesso como distúrbio ou doença. A partir desta época a maioridade  para o consumo alcoólico já começa a ser implantada e alguns países chegam a extremos. Nos EUA  a lei seca foi implantada e durou 12 anos, sua legislação era tão rigorosa que ate a fabricação foi proibida!          
Desde de 1952 o alcoolismo é tratado como doença e hoje a sociedade se depara com os diversos danos que o álcool causa, tanto no nível de convívio social quanto na saúde individual. Mas estes já são os próximos capítulos...


2 comentários:

  1. Nossa, que blog interessante! Adorei esse post, vou usá-lo no meu trabalho de química! Parabéns! Voltarei mais vezes!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela preferência! Em breve estaremos postando mais informações e curiosidades sobre o álcool.

    ResponderExcluir