quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Álcool x Balança


                            Versus
O álcool é um vilão para o corpo em uma serie de aspectos, causa doenças e problemas que já foram ou serão conhecidos por este blog. Porém ele causa um grande problema que preocupa 10 entre 10 mulheres no mundo...sim...o álcool engorda!!!
         Se você esta de dieta, diminuindo a comilança, mas continua a beber no final de semana, esqueça, a carga calórica presente no álcool representa quase o dobro da encontrada nos carboidratos. Numa comparação, a ingestão de uma lata de cerveja (350 ml) equivale ao consumo de 25g de bacon.
Um copo de caipirinha tradicional (200 ml), por sua vez, sai no mesmo prejuízo que uma fatia (100g) de pizza de mozzarella
Macro nutriente
Kcal
Carboidrato
4Kcal
Proteínas
4Kcal
Lipídeos
9Kcal
Álcool
7Kcal

Quadro que compara as calorias presentes em diversos macronutrientes
Em quantidades calóricas o álcool só perde para os lipídeos. Entretanto o álcool fornece para o corpo apenas calorias vazias, ou seja, um alimento que fornece muitas calorias porém pouco ou nenhum nutriente essencial à nossa saúde.
No quadro abaixo, estão presentes as informações calóricas encontradas nas bebidas alcoólicas mais comuns do brasileiro. As mais calóricas são as batidas que misturam, além do álcool, algum tipo de suco ou ingrediente adocicado.

 Vários estudos vêm sendo conduzidos investigando  a real associação de consumo de álcool e aumento de peso, levando ate a obesidade. Um destes estudos feito por Pesquisadores  que realizaram estudo com indivíduos que participaram de outro grande estudo chamado Diet, Cancer and Health Study. Foram estudados 49.877 indivíduos (25.325 homens e 24.552 mulheres de 56 a 60 anos de idade). Os parâmetros avaliados foram peso, altura, índice de massa corpórea (razão entre o peso em quilogramas e a altura elevada ao quadrado), medida da circunferência abdominal e do punho.       
Os autores observaram que, em homens, houve associação positiva entre consumo total de álcool e índice de massa corpórea (IMC), aumento da circunferência abdominal (normal para homens até 102 cm e para mulheres até 88 cm) e inversa com a circunferência do punho.
Para as mulheres, houve associação positiva entre IMC, circunferência abdominal e diminuição de punho apenas para as que apresentaram os níveis mais elevados de consumo neste estudo (28 ou mais doses de etanol por semana).  
Em relação à obesidade e consumo de álcool os autores notaram relação entre frequência de consumo e obesidade (os indivíduos que consumiram pequenas doses com maior frequência apresentaram a menor relação entre consumo e obesidade; tal resultado foi observado em homens e mulheres).
Os pesquisadores concluíram que existe relação entre consumo de álcool e obesidade.
Por isso, é bom maneirar no álcool, principalmente em dietas que visam o emagrecimento, porque além de engordar, álcool causa riscos a saúde a curto e longo prazo.
Postado por: Bárbara Ferreira dos Santos

Bibliografia:

Um comentário:

  1. Estou também com meus alunos do 3º do ensino médio construindo blogs. O assunto é álcool no metabolismo. E foi através de pesquisa que chegamos aqui. E estamos buscando a relação do álcool e o peso corporal (obesidade). Na bioquímica do álcool o preço é caro! O sistema nervoso paga o preço! E o fígado?! As consequências são desastrosas! Podem continuar postando informações, pois é valioso!

    ResponderExcluir