sábado, 29 de janeiro de 2011

Alcoolismo, Tratamentos

Os possíveis tratamentos para o alcoolismo são, basicamente, três:
- A chamada "Desintoxicação" : isso implica abstinência de álcool para eliminá-lo completamente do organismo. Leva cerca de quatro a sete dias. Pessoas que passam pela desintoxicação normalmente tomam medicações para prevenir delírios e outros sintomas da abstinência;
-Aconselhamento: sessões de aconselhamento e terapia individual ou em grupo podem auxiliar na recuperação do alcoólatra, identificando situações nas quais as pessoas podem ser tentadas a beber e encontrando meios de contornar esse desejo. Um dos mais reconhecidos programas de recuperação alcoólica é o Alcoólicos Anônimos (AA). Nesse programa de 12 passos, os alcoólatras em recuperação encontram-se regularmente para auxiliar uns aos outros durante o processo de recuperação.

Mas o que iteressa aqui mesmo é esse:
-Medicamentos : alguns remédios são administrados para prevenir recaídas. Alguns reduzem o desejo de beber, bloqueando as regiões do cérebro que sentem prazer quando o álcool é consumido; outros causam uma reação física grave ao álcool, que inclui náusea, vômitos e dores de cabeça.

Dentro desse subgrupo de tratamentos,o dos medicamentos, eu separei três exemplos:
Naltrexona
-É uma substância conhecida há vários anos; seu uso restringia-se ao bloqueio da atividade dos opióides. Recentemente verificou-se que a naltrexona possui um efeito bloqueador do prazer proporcionado pelo álcool, cortando o ciclo de reforço positivo que leva e mantém o alcoolismo, é um medicamento que reduz os efeitos compensadores da bebida, reduzindo a necessidade do álcool. O mecanismo de ação da naltrexona no alcoolismo não é compreendido; contudo, o envolvimento do sistema endógeno opióide é sugerido em resultados pré-clínicos. Naltrexona, um antagonista opióide receptor, liga-se competitivamente a tais receptores e pode bloquear os efeitos dos opióides endógenos. Os antagonistas dos opióides têm mostrado a redução de consumo de álcool pelos animais e a naltrexona tem Efeitos colaterais como dor de cabeça e vômito; e não deve ser usado em pessoas com insuficiência do fígado (situação comum nos pacientes alcoólatras de longa data). Apesar de nunca ter se detectado má formações no feto devido a esta medicação é recomendável não usá-la durante o primeiro trimestre da gestação, exceto se o clínico recomendar o uso.

Acamprosato
Além de inibir os efeitos agudos da abstinência, o acamprosato inibe o desejo pelo álcool. Seu mecanismo de ação baseia-se em sua capacidade de estimular a neurotransmissão GABAÉRGICA , que inibe o efeito de certos neurotransmissores excitatórios responsáveis pelos sintomas de abstinência do álcool. O acamprosato tem poucos efeitos colaterais: os principais indicados foram confusão mental leve, dificuldade de concentração, alterações das sensações nos membros inferiores, dores musculares, vertigens. Contra-indicações : O uso do produto está contra-indicado para: mulheres durante a gestação e lactação; pessoas com insuficiência renal ou hepática graves; pessoas com reconhecida hipersensibilidade ao princípio ativo do produto ou a qualquer um dos excipientes.
[O Sistema GABAérgico é um sistema inibitório por excelência do Sistema Nervoso Central, formado por neurônios que contém ácido gammaminobutírico (GABA). Os neurônios GABAérgicos se encontram distribuídos por todo o SNC]
Ondansetrona
Por enquanto há poucos estudos da eficácia da Ondansetrona no alcoolismo, o que se obteve, por enquanto, é uma maior eficácia no tratamento do alcoolismo nas fases iniciais. T tem um efeito específico como antagonista do receptor serotoninégico 5-HT3. Esta medicação vem sendo usada e aprovada como inibidor de vômitos, principalmente nos pacientes que fazem uso de medicações que provocam fortes enjôos como alguns quimioterápicos. Contra-indicações: Hipersensibilidade conhecida ao princípio ativo. Nas doses indicadas o produto não apresenta efeitos colaterais. Ocasionalmente, podem aparecer dores de cabeça e obstipação leve.

Bibliografia:


Um comentário:

  1. Vasculhei vários blogs desta disciplina. Achei uma forma bem interessante de extensão, alem de simples, deixa um conteúdo bom para a comunidade. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir