segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Anorexia Alcoólica

       A partir deste post daremos destaque às doenças causadas pelo consumo inadequado de álcool.
       A ingestão de álcool exagerada traz muitas consequências como perda de apetite, hepatite alcoólica, carência de absorção das vitaminas do complexo B, diabetes secundária pela interrupção da produção de insulina, esofagite, gastrite hemorrágica e inibição da absorção de outras vitaminas.

      
ANOREXIA ALCOÓLICA

        Também conhecida como drunkorexia, a anorexia alcoólica é uma doença caracterizada pela associação de distúrbios alimentares com o alcoolismo. Essa doença é uma deficiência metabólica que o álcool causa. Um indivíduo com alta ingestão de álcool deixa de comer devido à perda de apetite. Com isso a aparelho digestivo é altamente prejudicado, havendo menor absorção de nutrientes.

         Nas últimas décadas, a busca pelo corpo “perfeito” e magro tem crescido bastante juntamente com o consumo abusivo de álcool. Pessoas com problemas emocionais de baixa autoestima procuram meios alternativos para alcançar esse “ideal”, além disso, o álcool anestesia emoções ruins. E assim, a anorexia e a bulimia tornam-se patologias comuns. As mulheres são as mais afetadas, pois são mais sensíveis ao álcool e geralmente, mais preocupadas com as cobranças sociais.


       Geralmente, pessoas com a anorexia alcoólica exageram na comida e ingerem álcool para estimular o vômito ou comem quase nada pra compensar o valor calórico do álcool. Por estarem de barriga vazia os efeitos do álcool surgem rapidamente dando a sensação de bem-estar.

       Um fator que dificulta seu tratamento é que essa troca (bebida pela comida) funciona como uma dieta forçada, então quando a pessoa para de beber seu peso volta.

 * SINTOMAS
-falta de apetite
-emagrecimento
-agressividade
-mudanças de comportamento em geral
-vômitos
-diarreia
-tremores
-formigamentos nos dedos das mãos e dos pés
-anemia
-pancreatite

* PREVENÇÃO
-Consumo moderado de álcool

*TRATAMENTO
-abstinência
-apoio psicológico






*Bibliografia


Postado por: Ruanda Pereira Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário