terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Bebidas Destiladas

           Bebidas destiladas são obtidas da destilação do mosto fermentado de frutas e grãos e outras partes vegetais. Estas bebidas deverão possuir teores alcoólicos entre 38 a 54° GL, podendo atingir valores maiores. O processo de destilação permite a separação de uma mistura de substâncias, através do aquecimento, e subseqüente evaporação, em duas ou mais frações de concentrações diferentes.Geralmente contém alto teor alcoólico e precisam ser dosadas com um cuidado redobrado, visto que são bem mais fortes que as fermentadas.
            As mais conhecidas são: , a cachaça ou aguardente , rum,whisky,conhaque e vodca.
          
  Cachaça:Cachaça, pinga, ou canha (no Rio Grande do Sul) é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira. é obtida da fermentação da cana-de-açucar e subsequente destilação do mosto( que é o caldo ou suco obtido das frutas, após serem espremidas). Para ser comercializada a bebida  tem que passar por um processo de envelhecimento que dura em média tres meses. O seu teor alcoólico pode varia entre 30% a 48%.
           

 Rum: é uma bebida alcoólica obtida a partir da fermentação do melaço e posterior destilação. O rum é uma bebida secular, de características refinadas e aroma suave. O teor alcoolico de tal bebida vaia entre os mais leves que possuem, em media, 40ºGL , aos mais fortes que podem ter até 75ºGL.
          
  Whisky:é uma bebida alcoólica destilada  de grãos, muitas vezes incluindo malte, que foi envelhecida em barris. Sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico em volume a uma temperatura de 20 °C, segundo a Legislação Brasileira. Uísque é uma bebida rigorosamente regulamentada; possui denominações de origem e várias classes e tipos. A característica comum desses diferentes classes e tipos é a fermentação dos grãos e a destilação máxima de 80% de álcool para os de milho e 90% de álcool para os de outros grãos, antes da adição de água, para reter os sabores dos grãos usados para fazer a alcoolização.O Uísque ganha 60% do seu sabor baseado no tipo de barrill usado no seu envelhecimento, por isso a maioria das classificações baseia-se no tipo de madeira usado e na qualidade da flambagem e queima da madeira. Para o uísque Bourbon, por exemplo, é legalmente exigido que se envelheça em barris de carvalho flambados.
            Conhaque:O conhaque ou brandy é o produto decorrente da destilação de vinho, geralmente contendo cerca de 40–60% de graduação alcoólica por volume. O nome em português é derivado da palavra francesa cognac, um tipo de conhaque com indicação de procedência da região homônima da França.Além do vinho, esta bebida destilada pode ser feita com suco de fruta fermentado (no caso da uva normalmente são utilizadas apenas espécies viníferas). É usualmente degustado após as refeições.
          
  Vodca:a vodca ou vodka  é uma popular bebida destilada, incolor, quase sem sabor e com um teor alcoólico entre 35 e 60%. A vodca é a bebida nacional da Rússia. O nome vodca é o diminutivo de água ("aguinha") em várias língua eslavas, contudo não se tem certeza da origem etimológica, que poderia ser apenas uma coincidência.A vodca é um destilado obtido a partir de cevada,milho,trigo,centeio,ervas,figos ou batatas, fermentados. Cada uma dessas matérias primas confere à bebida sabor e qualidade diferentes, variando a fórmula de acordo com a região onde é produzida. Popularmente, a vodca tem 40% de teor alcoólico, mas a sua graduação pode variar entre os 35 e os 60%. A União Europeia, por exemplo, impõe um teor alcoólico mínimo de 37.5%, enquanto que as bebidas produzidas na América tem em geral 37% de teor alcoólico, pois o processo de destilação é diferente do europeu.O processo de fabricação da vodca é o mesmo que o do uísque, mas enquanto que este é destilado a baixas temperaturas, o que dá o sabor a cereais, a vodca é destilada a altas temperaturas e depois submetida a filtragens químicas para neutralizar os aromas dos cereais.
Curiosidade
            Aqui esta a lista das 10 bebidas mais vendidas no ano de 2009 de acordo com a pesquisa internacional conduzida pela consultoria Euromonitor. Segundo esta pesquisa  a cachaça brasileira Pirassununga 51 foi a quarta, dentre as bebibas destiladas, mais vendida em 2009. Confira o Top 10:
1º. Jinro (Soju): 63 milhões de caixas de 9 litros vendidas
2º. Smirnoff (Vodka): 24 milhões
3º. Lotte Liquor BG (Soju): 21 milhões
4º. Pirassununga 51 (Cachaça): 19 milhões
5º. Bacardi (Rum): 18 milhões
6º. Tanduay (Rum): 16 milhões
7º. Bagpiper (Uísque): 16 milhões
8º. Johnnie Walker (Uísque): 14 milhões
9º. McDowell´s No. 1 (Uísque): 13 milhões
10º. Officer´s Choice Allied (Uísque): 12 milhões


Postado por: Bárbara Ferreira dos Santos
 Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rum
http://pt.wikipedia.org/wiki/U%C3%ADsque
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhaque
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cacha%C3%A7a
http://lista10.org/miscelanea/as-10-bebidas-destiladas-mais-vendidas-no-mundo-2009/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bebida_destilada
http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/bebidas-destiladas-fermentadas.htm



Um comentário: